ALERGIA A GATOS

Por que algumas pessoas têm alergia a gatos?

gatos-dao-alergia

O processo alérgico é uma resposta exacerbada do sistema imunológico frente ao contato com um determinado alérgeno, que pode ser um alimento, uma substância inalada ou algo que entre em contato direto com a pele de alguém.

A saliva dos gatos possui uma proteína chamada fel d1. Algumas pessoas são alérgicas a essa proteína e a sensibilidade varia de indivíduo para indivíduo. Como os gatos se lambem muito para manter a higiene, é natural que sua pelagem contenha altos níveis de fel d 1. Uma pessoa alérgica à fel d 1 pode se sensibilizar apenas ao entrar no mesmo ambiente que um gato. Outras já podem ficar sensíveis somente ao passar a mão no bichano.

Esse tipo de alergia tem origem genética?

Sim, a predisposição a qualquer alergia possui também origem hereditária.

É possível desenvolver a alergia ao longo da vida?

Ao longo da vida aumenta a quantidade de vezes que a pessoa entrou em contato com o alérgeno. Isso a torna mais sensível e a reação imunológica pode aumentar.

Há fatores que podem tornar a alergia mais forte?

Gatos pretos, machos e/ou não castrados possuem maior quantidade de proteína fel d 1 na saliva, mas outras cores ou até mesmo gatos sem pelos, como o Sphynx, também podem desencadear a alergia.

Essa alergia têm cura?

Existem algumas vacinas que podem dessensibilizar a pessoa, que deixa de ser alérgica.

Como é possível prevenir ou minimizar um ataque alérgico desse tipo?

Banhos semanais nos gatos ajudam a minimizar a quantidade da proteína no pelo e pode ajudar a convivência com os alérgicos. No ambiente é sempre bom evitar tapetes, carpetes e cortinas e manter uma higienização constante para reduzir a quantidade de alérgenos.

OBS. (por Raquel, do blogfelino): Existe hoje no mercado um produto para uso tópico em cães e gatos que remove detritos e sujidades da pele, como restos de saliva e urina e aumenta o peso das partículas, impedindo que flutuem no ambiente.

Uma pessoa alérgica a gatos também têm alergia a outros animais?

Não necessariamente. O recomendado pelos médicos é realizar testes alérgicos para descobrir quais são os alérgenos que prejudicam a pessoa.

fonte

gateiro

Anúncios