10 DOENÇAS MAIS COMUNS

img_quais_sao_as_doencas_mais_comuns_nos_gatos_domesticos_6896_origOs gatos são animais maravilhosos! Quem já teve a oportunidade de conviver com eles sabe o quanto são afetuosos, brincalhões e divertidos, além de limpos e muito caprichosos. Mas para que você desfrute a companhia de seu felino por muitos e muitos anos é bom que conheça algumas doenças que podem surgir no decorrer da vida, pois algumas delas possuem prevenção e na maioria das vezes são silenciosas sendo descobertas tarde demais.

Conheça as 10 mais comuns

1 – Raiva:

É uma doença contagiosa, transmitida por um vírus que pode ser transmitida para os homens e alguns animais. A transmissão acontece através do contato com a saliva do animal. Pode ser prevenida através de vacinação.

2 – Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV):

É causada por um vírus que provoca uma imunodeficiência, que acaba favorecendo o aparecimento de infecções tornando o organismo da animal muito frágil. É transmitido através da saliva do gato, durante brigas em que um morde o outro. Não possui cura, mas é tratado com suplementos e vacinações em dia para tornar o organismo do gato mais resistente.

3 – Síndrome Urológico Felino (SUF):

É uma síndrome que provoca uma série de problemas no sistema urinário do gato. Para que não haja complicações devido a detritos intoxicantes no sangue é prudente que qualquer modificação ao urinar seja avaliada pelo médico veterinário, que pedirá exames e tratará com a medicação adequada.

4 – Vírus da Leucose Felina (FeLV):

Também provoca uma imunodeficiência e vai levando o organismo a diminuir gradualmente a sua capacidade de defesa contra as doenças e infecções. Só pode ser transmitida entre os gatos. Pode ser através da saliva, fezes, urina ou leite por conta da amamentação. Não tem cura somente prevenção por vacina e o gato infectado tem uma sobrevida de no máximo três anos.

5 – Peritonite Infecciosa Felina (PIF):

É uma doença transmitida por um vírus que contamina o fígado abdômen, cérebro e rins. A transmissão se dá através do contato com as fezes e através da amamentação. Ou igualmente provocada pelo stress no gato. Não tem cura.

6 – Obesidade:

A obesidade é diagnosticada por impressão clínica, não existe exame específico para o diagnóstico. O gato obeso está sujeito a diabetes, problemas cardíacos e muitas outras doenças, portanto deve ser evitada. Os gatos castrados estão mais sujeitos à doença e sua alimentação deve ser controlada.

7 – Diabetes:

Causada pelo aumento da glicose no sangue e acontece mais facilmente com o gato obeso, deve ser controlada através de uma alimentação específica.

8 – Câncer:

É a proliferação exagerada de células que pode acontecer em qualquer área do organismo e se espalhar através da corrente sanguínea para outros órgãos. Geralmente debilita o organismo e leva o gatinho à morte. Pode ocorrer de diversas formas com maior ou menor intensidade.

9 – Piometria:

Trata-se de uma infecção uterina, que ocorre na maioria das vezes em fêmeas a partir de cinco anos de idade que nunca tiveram cria, mas ao contrário do que muitos pensam não tem nada a ver com câncer.

10 – Toxoplasmose:

É causada por um protozoário que pode infectar o homem e causar grandes danos, inclusive levá-lo à morte.

 

Vários animais, além do gato, podem transmitir a doença, desde que estejam infectados. É transmitido através do contato com as fezes do animal ou ingestão de carne crua ou mal passada.

 

Essas são algumas das doenças mais comuns em gatos, apesar de existir muitas outras que podem afetar a saúde de seu animal. Cuide para que ele esteja com as vacinas em dia e fique livre de algumas delas, desta forma poderá aproveitar a sua companhia por bastante tempo. Boa sorte!

fonte

enciclopets

Anúncios