AMERICANO WIREHAIR

dims.vetstreet.comO Americano Wirehair é um dos gatos mais afetuosos existentes nos Estados Unidos, este gato é indicado para pessoas que adoram ter um bichinho de estimação para brincar. É uma excelente alternativa principalmente para quem têm crianças em casa. Apesar de ter estes pontos positivos, ele não costuma ser um gato extremista, hiperativo ou pegajoso.

É um felino fácil de cuidar e por isso é recomendado tranquilamente para se ter em casa. Veja a seguir um pouco mais sobre o Americano Wirehair e saiba por qual motivo ele é considerado tão especial para os americanos.

Origem

O gato da raça Americano Wirehair é uma mutação considerada espontânea do Shorthair Americano. Surgiu pela primeira vez como sendo uma mutação aleatória entre uma ninhada de cinco filhotes nascido de um par de gatos de celeiro no ano de 1966 nas regiões de Vernon, no norte de Nova Iorque. O macho tinha seu pelo duro e coloração vermelha e branca. Os proprietários da raça foram chamados por um criador local de gatos para dar uma olhada no gatinho, e acabou comprando ele por 50 dólares. Junto disto adquiriu um dos seus filhotes femininos para que pudesse posteriormente iniciar um melhoramento nesta raça, o macho da raça foi chamado de Adão e a fêmea Tip-Top.

Houveram então algumas reproduções destes gatinhos, muitos dos filhotes acabaram sendo vendidos para outros criadores interessados, enquanto que a população cresceu, os gatos foram exportados para o Canadá e Alemanha, onde ficaram muito populares. A raça, porém foi bem desenvolvida e no ano de 1967 foi reconhecido através do CFA e em 1978 foi aceita para participar de campeonatos de beleza. Os gatos da raça Americano Wirehair ainda aparecem mesmo que raramente em regiões da Grã-Bretanha, Austrália, entre outros países.

Apesar de aparentemente a raça ser totalmente americana, diversas pesquisas de genes indicam que uma mutação poderá ter acontecido antes. Alguns gatos de pelagem semelhante ao Wirehair foram vistos em locais de bombas abandonadas em Londres após o final da Segunda Guerra Mundial. Dois destes gatos foram aparentemente exibidos nas categorias de animais na Exposição Nacional Cat Club na Grã-Bretanha dois anos antes da raça aparecer em terreno americano. Se o Wirehair vem dos mesmos genes ou se foram duas semelhantes mutações que aconteceram de forma espontânea em áreas diferentes do mundo é algo que certamente ninguém irá saber.

Características

Como características físicas o gato da raça American Wirehair costuma ter tamanho de pequeno a médio, em alguns casos pode ser encontrado em tamanho grande, com um porte muscular médio e um comprimento de cauda proporcional, com pelagem grossa e felpuda.

Sua cabeça é arredondada salientando as maçãs do rosto que são proeminentes e, além disto, o felino possui um focinho bem desenvolvido assim como seu queixo. Suas orelhas são de tamanho médio, com as pontas ligeiramente arredondadas, e os olhos são grandes bem separados. Em alguns exemplares é possível se encontrar alguns indivíduos de pêlos de bigode com aspecto amassado.

Pelagem

A pelagem incomum do gato da raça Americano Wirehair é bastante delicada, seus pêlos poderão facilmente quebrar ou cair, com a escovação ou mesmo estresse. Alguns banhos ocasionais deverão ser realizados devido a sua pele ser oleosa. Alguns destes gatos poderão sofrer de doenças de pele relacionadas com alergias.

Temperamento

Os gatos da raça Americano Wirehair são animais que anseiam pela atenção humana e por afeto. São bastante ativos sem serem pegajosos. Costumam apresentar um grande interesse em qualquer coisa que se mova próxima dele. É um felino com comportamentos de um cão, devido a querer estar envolvido em todos os aspectos do seu dia a dia e irá o seguir em cada ambiente da sua casa para se manter de olho em tudo o que está acontecendo.

Alguns criadores citam que o felino parece ter uma sintonia com os sentimentos de suas famílias, e ainda tentam oferecer conforto e companheirismo, quando um membro da família escolhida estiver se sentindo mal ele também estará. Caso perceba isto irá lhe dar leves cabeçadas pedindo carinho junto de um ronronar característico, além de se sentar ao seu lado para oferecer todo o apoio que precisar.

São gatos que possuem um excelente senso de humor, e amor para ser o centro da atenção, são animais ágeis, divertidos que gostam de brincar e são muito mais divertidos do que suas raças originárias como o Americano Pêlo Curto (Shorthair) por exemplo.

Saúde

Todos os gatos independente da raça devem ser escovados regularmente. E esta prática favorece a limpeza de sua pelagem, além de prevenir a ingestão de pelos quando o animal se lamber. São muito conhecidos por sua higiene, se limpando constantemente dispensando assim banhos frequentes.

As caixas de areia devem ser limpas diariamente evitando que o gato possa fazer suas necessidades em outros locais ou ainda pegar algumas doenças. Seus bigodes e unhas jamais deverão ser cortados pois desta forma o felino irá perder seus sentidos. Por ter os olhos muito grandes precisam de um cuidado especial por isso uma limpeza deverá ser realizada diariamente, pois seus olhos podem atrair poeira e outros agentes que possam ser irritantes aos olhos.

fonte

fofuxo