ABISSÍNIO

gato_abissinio

História do Abissínio

O Abissínio é uma das mais antigas raças conhecidas, mas a sua verdadeira história está envolta por muita especulação. O Abissínio parece assemelhar-se às pinturas e esculturas do gato antigo do Egipto, não havendo contudo provas disto. Alguns acreditam que o Abissínio foi trazido da Etiópia (anteriormente denominada Abissínia) para a Grã-Bretanha em 1860.

Em todo o caso a origem do seu nome é devido a que um primeiro gato “Abissínio” exibido em exposições em Londres, tivesse sido importado da então Abissínia.

Em 1950, o Abissínio começou a ganhar popularidade e, hoje é a raça de pelo-curto mais popular.

Descrição do Abissínio

O Abissínio é um gato colorido com uma pelagem matizada exclusiva, médio em tamanho e de aristocrático na aparência. É importante que o Abissínio seja de um equilíbrio harmonioso.

A cabeça em forma de cunha arredondada sem áreas planas fluindo sem interrupção para o pescoço arqueado. As orelhas estão alerta, grandes e moderadamente pontiagudas; amplas, côncavas na base e dispostas como se à escuta. Os olhos são amendoados, grandes e expressivos não sendo nem redondos nem orientais. Uma linha escura, circundada por uma área de cor clara deverá acentuar os olhos. A cor dos olhos poderá ser verde ou dourada.

O corpo é meio-longo, flexível, gracioso de musculatura bem desenvolvida mas não rude. É de configuração média não devendo ser nem arredondado nem demasiado delgado. Sobretudo, um gato Abissínio é um gato equilibrado. O Abissínio tem uma boa estrutura óssea suportando bem o seu peso dando a aparência de andar em bicos-dos-pés. A cauda é razoavelmente longa, sólida na base, estreitando para a ponta. A pelagem é suave, sedosa, de textura fina, mas densa e elástica ao toque. O pelo é médio no comprimento mas suficientemente longo para incluir 2 ou 3 bandas escuras matizadas (ticking).

A cor no Abissínio é importante e deve ser quente e brilhante. O matizado, exclusivo e uniforme, apresenta bandas coloridas escuras contrastando com bandas de cores mais claras ao longo de cada pelo.
A pelagem é mais clara junto à pele. Nas exposições é dada preferência aos gatos livre de marcas tigradas no peito e pernas. As marcas tigradas deverão apenas aparecer na cara e cauda. As marcas faciais são ser escuras e distintas.

Descrição das Cores do Abissínio Padrão:

RUDDY (em inglês), ou “Lievre” (em francês) [pardo/lebre]: Pelagem castanho-lebre, matizada com várias sombras de castanho escuro ou preto; a ponta superior do pelo é a mais escura, sendo a interior laranja-acastanhada. Cauda pontilhada a preto. A zona inferior do corpo e entre as pernas é mais descolorada, harmonizando com a cor principal. A pele do nariz é vermelho tijolo. As almofadas das patas são pretas ou castanhas, tendo preto entre os dedos que, se estende ligeiramente além das patas.

SORREL (em inglês), ou “Sorel” (em francês) [canela/vermelho]: Pelagem rica, vermelho brilhante e quente, matizada com castanho-chocolate. A ponta superior do pelo é a mais escura, sendo vermelha na inferior. Cauda pontilhada de castanho-chocolate. A zona inferior do corpo e entre as pernas é mais descolorada, harmonizando com a cor principal. A pele do nariz é cor-de-rosa. As almofadas das patas são cor-de-rosa, tendo castanho-chocolate entre os dedos que, se estende ligeiramente além das patas.

BLUE (em inglês), ou “Bleu” (em francês) [azul]: Pelagem bege, matizada com vários sombreados de cinza-azulado, sendo a ponta superior do pelo a mais escura, e a inferior bege-avermelhado. Cauda pontilhada de cinza-azulado. A zona inferior do corpo e entre as pernas é mais descolorada, harmonizando com a cor principal. A pele do nariz é rosa-velho. As almofadas das patas são malva-rosa, tendo cinza azulado entre os dedos que, se estende ligeiramente além das patas.

FAWN (em inglês), ou “Faon” (em francês) [cor-de-corça]: Pelagem quente bege-rosada, matizada de castanho claro. A zona inferior do corpo e entre as pernas é mais descolorada, harmonizando com a cor principal. A pele do nariz é salmão. As almofadas das patas são cor-de-rosa, tendo castanho claro entre os dedos que, se estende ligeiramente além das patas.

Características e temperamento

O Abissínio é um gato activo e inteligente que delira com pessoas. Apesar de serem bastante bonitos, eles não se satisfazem deitados por perto, para serem admirados. Os Abissínios nem sempre são considerados gatos de colo, mas deliram estar onde você estiver. Eles interagem com os seus donos e frequentemente apreciam a companhia de outro gato.

Os Abissínios são gatos que apreciam estar em lugares altos, tal como em cima do frigorífico ou duma prateleira. Eles parecem mais inclinados a usar as suas patas como os humanos usam as suas mãos. Os Abissínios não são considerados como sendo gatos particularmente miadores podendo comunicar os seus sentimentos e desejos de muitas formas.

Diz-se frequentemente que os Abissínios têm uma paixão pela água. Eles parecem gostar de brincar com uma torneira gotejante, assim como de beber por ela. “Leal” é uma palavra habitualmente usada para descrever o Abissínio, eles são um excelente companheiro.

Saúde e Bem-Estar

Os Abissínios são gatos activos e saudáveis. Habitualmente vivem bem até aos 18 e alguns, até aos 20 anos. O Abissínio é um gato que normalmente mantém um bom nível de actividade mesmo para além da sua infância. Como com qualquer gato, deverão ser deixados dentro de casa e livres de quaisquer doenças. Vistorias regulares ao veterinário são importantes para qualquer gato durante suas vidas. Deverá consultar o seu criador para o programa de vacinas usado com os seus gatos e discutir o programa com o veterinário.

Os Abissínios, tal como outros gatos, poderão desenvolver gengivite. Felizmente, a gengivite pode ser evitada se os donos estiverem atentos. Os sintomas incluem vermelhidão ao longo da linha de junção da gengiva com os dentes e, mau hálito. Uma dieta saudável é importante como prevenção e tratamento da gengivite. Deverá igualmente habituar o seu gato a uma rotina de lavagem dos dentes e/ou gengivas desde os primeiros anos.. Há muitas espécies de escovas e pastas dentífricas disponíveis. Uma vistoria dental anual por um veterinário credenciado é uma boa ideia.

Uma desordem renal denominada Amilidose Renal, considerada por alguns como sendo genética, tem sido verificada em Abissínios. Tal surge também em outras raças de gatos, assim como em gatos sem raça específica. Infelizmente tem sido classificada por alguns veterinários como uma doença de Abissínios. Uma vez que não é exclusiva dos Abissínios, este tipo de classificação é um mau serviço para a raça, prejudicando a recolha de fundos para a pesquisa em torno dessa doença. Tal como em qualquer possível problema hereditário, os criadores responsáveis fazem o máximo para evitar a perpetuação deste problema. É importante discutir todas as matérias possíveis de saúde com um criador quando se adquire um gato.

Será um Abissínio o gato ideal para mim?

Um Abissínio ou dois, pode acrescentar bastante alegria à sua vida. Se está a pensar em adquirir um Abissínio, deverá contactar um criador na sua área, ou visitar uma exposição felina.

Os Abissínios são especialmente indicados para alguém à procura de um gato activo e afectuoso. Eles continuarão a distrai-lo com as suas travessuras durante anos. Eles evidenciam viver harmoniosamente com crianças e outros animais de estimação. Os Abissínios não são indicados para alguém que procura um animal de estimação com um baixo nível de actividade. Nunca se sentirá só com um em sua casa!

 fonte

 felinus.org

Anúncios