WC do gato

Filhotes e a Caixa de areia

Os gatos são animais muito limpos e é com muita facilidade que aprendem a utilizar a sua bandeja sanitária com areia.

Enquanto filhotes e se em contacto com a mãe, será esta que lhes ensinará… e muito rapidamente eles irão aprender apenas por observarem a mãe.

O ideal é fazê-lo o mais rápido possível quando o gatinho ainda é filhote assegurando que a caixa que lhe coloca á disposição não tenha as paredes laterais ou a base de entrada muito alta.

Já com o gato adulto será preferível exactamente o contrário, ou seja uma caixa com as laterais altas, por dois motivos principais:

  • Poderá levar mais areia, já que os gatos gostam de tapar os seus dejectos,
  • E ao faze-lo, se as laterais não forem suficientemente altas, ele facilmente irá sujar todo o chão com a areia que joga para fora.

A primeira coisa a ser ensinada é a localização da caixa. Deverá fornecer uma caixa grande o suficiente e ainda colocá-la num local calmo e privado, porque, como tal como nós, o gato gosta da sua privacidade e que não ninguém assistindo.

Não coloque a caixa nem perto de onde está a sua comida e sua água porque para além de não ser higiénico, o gato não gosta de comer no mesmo local onde faz as suas necessidades. Nós também não gostaríamos, não é verdade?

O ￱ sinal indicando que o gatinho está procurando um lugar para se aliviar, é quando ele começa a cheirar, a sacudir a perninha e começa a agachar-se, especialmente ao acordar de manhã, depois de cada refeição e no final da noite.

Será este o momento ideal para levarmos o gatinho para a caixa de areia para ele poder fazer as suas necessidades e começar a associar o momento de aflição com o local correcto. Pode deixar algum resíduo do gatinho, dentro da caixa para ele sentir o seu cheiro e aprender mais depressa.

Se por vezes ele falhar a caixa de areia, não grite, nem coloque o focinho dele nas suas próprias necessidades. Isto com o gato não resulta. É preferível e aconselhável que ao apanhá-lo a aliviar-se em algum local incorrecto, que o borrife com água. Eles não gostam de ser borrifados com água, portanto ele associará o que está fazendo a algo incómodo.

Isto também poderá acontecer, porque lhe deu um diarreia repentina, ou pelo facto de existirem mais gatos em casa, e apenas uma caixa de areia, e ela estava ocupada no momento, ou ainda pelo facto de que sem querer termos fechado a porta do cômodo onde estava a sua caixa de areia.

A Areia

A escolha ￳ da areia que usamos também é muito importante.

Alguns gatinhos poderão rejeitar as areias perfumadas ou areias com texturas que lhes sejam desconfortáveis ao pisar. Se a caixa estiver suja ou se depois de a termos limpo com algum desinfectante com cheiro desagradável ao seu olfacto, pode ter a certeza que ele não a irá usar.

A Caixa

A escolha da caixa também é importante. Muitos gatos não gostam de usar caixas abertas.

Com as caixas cobertas, convém ensinar a seu gato, a como entrar e sair pela porta da caixa. Ter em atenção, para que a areia não obstrua a entrada, para que a porta da caixa de areia possa abrir sem problemas. Se seu gato não gosta da porta, pode retirá-la.

Tenha atenção ao pó que a areia levanta dentro da caixa, não vá seu gatinho terminar com asma. Mudar os filtros de carbono com a devida frequência.

Repare se o espaço dentro da caixa não é demasiado apertado para o gato.

Se mesmo com todos estes aspectos revistos, seu gato não gostar da sua caixa de areia, opte por uma descoberta. Ou retire apenas a tampa da caixa.

Pode optar por fazer um móvel que combine com a decoração da sua casa, a fim de ocultar a caixa de areia. Existem algumas ideias bem práticas e originais.

Algumas pessoas ensinam seus gatos a usar o vaso sanitário, usando um sistema criado especialmente para este fim, que simula uma caixa de areia que fica em cima do tampo, que faz com que o gato aprenda a utilizá-lo correctamente. Quando der a descarga da água o xixi e as fezes, assim como o cheiro desaparecerá de imediato. Isso evitará os gastos em areias e as limpezas ás caixas de areia.

No entanto, se não tiver um vaso sanitário a mais na sua casa, esta poderá não ser a melhor opção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0076201643736_500X500

 

 

 

 

 

 

educar_gatos

 

litter_kwitter

PAL17-10786_a Sift1 3124418_orig images9 161559-612x612-1.png 41AQarIwYlL litter-spinner-no-scoop-litterbox-e1310626666534 bionaire-litter-box automatic-cat-litter-box

 

 

 

fonte

gatitolandia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios