HIGIENE DO GATO

Os gatos passam parte do dia a lamber-se de forma metódica e mebanho-gato-saude-8964ticulosa, garantido todos os cuidados de higiene fundamentais a uma vida saudável.

 

 

Portanto, o dono deve fundamentalmente preocupar-se com a higiene dos olhos e dos ouvidos para evitar mal-estar ou mesmo a criação de otites. Por outro lado, manter o WC limpo é um princípio de higiene que deve observar sempre, pois garante o bem-estar de todos e os gatos agradecem muito.

Devo dar banho com água ao gato ?  Com que periodicidade?

Os gatos são muito higiénicos e dedicam sempre algum tempo por dia a esta actividade, por isso, não é necessário dar banho ao seu animal.

Realmente é verdade que os gatos não gostam de água e quando são obrigados a tomar banho é um processo tortuoso para ao animal, devendo ser evitado. Poderá pensar o contrário na primeira vez que possa vir a tentar dar banho ao gato, isto porque, o animal fica de tal forma surpreendido e assustado que nem reage. Mas verá na segunda tentativa que terá muita dificuldade em convence-lo de que o banho é uma coisa boa.

Apesar de quase todos os gatos gostarem (ou adorarem) brincar com a água, no que toca a tomar banho a situação  é  bem diferente.

E porque diariamente eles se esforçam por se manter limpos, na realidade ele é dispensável.

O gato começou a coçar-se muito. Significa falta de higiene?

Se o gatinho começou a coçar-se deve existir algum motivo estranho e normalmente externo, por exemplo um problema de pele ou então a existência de parasitas externos ( pulgas).

Caso não observe nenhuma alteração ao pêlo nem nenhuma ferida na pele, talvez seja mesmo só uma pulguita. Neste caso deve adquirir um desparasitante próprio e aplicá-lo seguindo rigorosamente as instruções do medicamento, tais como a quantidade adequado ao peso. No caso dos gatinhos bebés deve ter muito cuidado pois nem sempre é possível administrar desparasitante, e nunca deve aplicar nenhum produto sem primeiro consultar um veterinário. Uma aplicação indevida pode ser fatal para o gatinho.

Se pelo contrário, notar falha de pêlo ou uma ferida, mesmo que muito pequena, deve ir ao veterinário porque muito provavelmente é um problema de pele que deve ser tratado rapidamente para não se alastrar. Quanto mais cedo o problema for atacado, mais facilmente se poderá curar.

O meu gato está a ficar com o pelo baço. Devo dar-lhe banho para que o pêlo fique lustroso?

Quando o pelo do gato fica com um ar menos lustroso e bonito, normalmente é sinal de doença ou também de uma alimentação desajustada.

Como excepção, temos os gatinhos já idosos, onde o pelo já não é tão brilhante e os próprios animais deixam de dar tanta importância aos cuidados de higiene, pelo que este de forma gradual vai ficando menos bonito.

Mas mesmo nos animais mais velhos, sempre que notar uma mudança brusca do aspecto do pelo do seu gatinho, é conveniente que consulte o veterinário, para que possa verificar se existe alguma causa mais grave que possa estar na origem dessa mudança.

Devo escovar o gato?

Desde bebé procure habituar o gato a sessões de boas escovadelas, para que ele aprenda a gostar delas. São essenciais, sobretudo em gatos de pêlo curto e médio, para retirar o pelo em excesso (menos pêlo espalhado pela casa e também menos pêlo engolido pelo gato, nas suas sessões de limpeza).

Como posso limpar uma parte específica, por exemplo uma pata, que tem sujidade entranhada?

Se o seu gatinho andou a fazer o que não devia e tem alguma sujidade mais difícil de sair, pode ajudá-lo com a utilização de toalhas de limpeza que se usam para os bebes, ou tentar passar um paninho com água morna nesse local.

O meu gato cria alguma sujidade nos ouvidos. Devo limpar? Como é que se deve fazer esta operação?

Alguns gatos têm tendência a acumular sujidade nos ouvidos. Para que não se torne um problema ao ponto de dar origem ao aparecimento de otites, deve limpar com cuidado os ouvidos, utilizando para o efeito algodão embebido em soro fisiológico que pode adquirir num supermercado ou numa farmácia. Em função de cada gato, este processo pode ser praticado com mais ou menos frequência, ou até ser completamente desnecessário.

Caso note junto aos olhos a acumulação de algumas remelas, também pode ajudá-lo com a utilização de algodão seco. Mas se for muito frequente a criação de remelas, deve ver com o veterinário a origem,  para eliminar eventuais problemas.

fonte

uniaozoofila