GATOS E AS PLANTAS

gatos_no_vaso_com_flores-normalMuitos de nós gostam de plantas, os nossos gatos também são apreciadores de plantas, mas a forma como nós as apreciamos é diferente da forma como os nossos amigos de quatro patas as apreciam e essa diferença representa um problema.

Enquanto que nós gostamos delas como um elemento decorativo, gostamos de as ver a crescer, cuidar delas para ver as belas folhas verdes e flores coloridas, os gatos vêem as plantas como uma espécie de digestivo, algo que gostam de mastigar, uma vez que os ajuda na digestão, a regurgitar os incómodos pêlos que se alojam no estômago.

Também acham que é um óptimo brinquedo, é muito engraçado dar patadas nas folhas e vê-las abanar ou pular para dentro dos vasos e espalhar a terra toda ou até se a planta for grande tentar escala-la, enfim manias de gato. Para que possamos viver felizes com as plantas e com os gatos temos que fazer algumas exigências mas também algumas concessões.

As exigências – ensinar o nosso gato que existem algumas plantas na casa que ele não pode mexer, castigando-o quando ele se aproximar, ou se não resultar torna-las mais inacessíveis a ele, isto ajudará a manter as nossas plantas preferidas intactas.

As concessões – oferecer ao gato uma planta para ele roer, alguns gatos parecem não ligar muito a plantas mas outros adoram mordisca-las e como já disse elas ajudam na digestão, se o seu gato apesar de lhe dar o pasta de malte para a eliminação dos pêlos continua a tentar chegar aquela planta que você adora, então plante num vaso uma planta comestível para ele, como por exemplo a erva gateira “nepeta cataria” também chamada Catnip, coloque-a num sítio acessível e deixe-o deliciar-se.

Partindo do principio que quer dividir a sua casa com plantas e gatos, informe-se sobre quais são as plantas perigosas/venenosas para os gatos e não as mantenha em casa e aceite que apesar de poder tentar que os seus gatos não mordisquem as plantas não é fácil para eles resistir a folhinhas verdes.

fonte

viciodegato

Anúncios