BANHO

image1Algumas pessoas acham que é necessário dar banho ao seu gato como a um cachorro, mas a verdade é que os gatos não precisam de tomarem banho, pois eles por natureza são muito limpos. No entanto, isso não significa que poderemos fazê-lo uma vez por mês, especialmente se:

• O gato tiver pêlo comprido

• Quando a pele do gato estiver muito suja e ele não poder se lavar completamente (tais como pintura, gordura, etc)

• O gato ter micoses e parasitas

• O gato ter alergias

• Estar muito quente e sofrer um “golpe de calor”

Se o costumar a tomar banho desde pequeno (depois dos 3 meses quando  já tiver todas as vacinas) será normal para ele. Será de certeza uma atividade que fortalecerá a relação entre o gato e seu dono, mas a situação muda dramaticamente quando se trata de um gato adulto que nunca passou por essa experiência.

O banho deve ser preparado previamente: água morna (não pode ser demasiado quente ou fria), uma toalha na parte inferior da banheira para que possa espetar as unhas (em alternativa cortar as unhas previamente) e outra toalha para secar quando terminar o banho, shampoo especial para gatos. Deve ir falando baixinho e acariciando o gato durante todo o procedimento para reduzir sua ansiedade.

Você pode pedir ajuda  a alguém da família, pois existem gatos que podem ficar muito nervosos e / ou agressivos ao passarem por essa experiência. É colocar o gato quando a banheira está pouco cheia e ter outros recipientes com água morna para enxaguar o shampoo. No caso de não ter banheira, pode sempre usar uma torneira portátil, vulgo chuveiro.

Comece por molhar o gato suavemente com sua mão, evitando a cabeça, orelhas, olhos e nariz. Quando o gato estiver totalmente molhado aplique o shampoo para gatos. E de seguida, lavar totalmente o gato, tendo sempre a certeza de que não resta nenhum resíduo de shampoo e seca-lo  logo de seguida ao máximo com uma toalha e depois pode utilizar um secador de cabelo, numa temperatura média e a cerca de 6 centímetros do gato para evitar queimá-lo.

O primeiro banho do gato é geralmente o pior, porque o gato não sabe o que está acontecendo. Alguns gatos aprendem a desfrutar dos banhos e passam mesmo a apreciá-los, mas a maioria não reage dessa maneira, de modo que este processo deve ser com o maior cuidado para torná-lo numa experiência o menos traumatizante possível.

Anúncios