01 – ÉTICA

eticaPorque você quer criar animais? Você quer apenas, uma vez, ter uma ninhada, ou você quer começar seriamente envolvido com sua raça? Se você apenas quer uma ninhada, não precisa de gatos de raça. Você pode também pegar dois animas domésticos que tem filhotes juntos. Não são todos os gatinhos puros e afetuosos, será que eles tem um pedigree ou não.

Se você quer começar seriamente envolvido com uma raça, então talvez você também já tenha pensado sobre um programa de criação. Criação é mais que simplesmente pegar um gato bonito para sua fêmea reprodutora (matriz). Você deveria tentar planejar algumas gerações adiante. Planos de criação são sempre sujeitos a mudanças por causa dos gatos que seus proprietários tem em mente. Estes são alguns exemplos que podem estragar seus planos:

  • A fêmea não entra no cio.
  • O padreador urina tanto que seu dono necessitou castrá-lo antes de seu gato ter criado.
  • A fêmea não conseguiu ser fecundada e mesmo depois de acasalar várias vezes não fica prenha.
  • A fêmea não quer cruzar com o macho que você escolheu para ela.

Mas se você tem um objetivo de criação em mente, então você pode continuar trabalhando em direção a isso.

Tendo resolvido sobre um objetivo de criação não significa que você nunca possa mudá-lo. Você deveria vê-lo de preferência como uma linha de direção, para te ajudar com suas decisões. Depois de um tempo você pode concluir que seu objetivo de criação precisa de ajustes. Exemplificando, existem desenvolvimentos em sua raça que tornam seu objetivo inatingível, ou porque, com todo seu novo conhecimento, você conclua que seu objetivo anterior não valesse a pena.

Tendo um objetivo de criação assegure que você não começará a criar de uma maneira que é melhor denominada como ‘multipliacação’, e se tornar no assim chamado criador de quintal. Muitos criadores iniciantes dizem ‘Eu acho que será divertido, simplesmente criar uma ninhada…’. Criadores experientes freqüentemente opõem-se a isso. Qualquer criador de respeito tenta melhorar a raça, não apenas produzir filhotes. Portanto, o que é melhoramento da raça? É um gato saudável? Ou um gato mais bonito ou mais amável? Muitos criadores tentam produzir um gato saudável, bonito e amável… A maioria das pessoas concordarão que é um gato mais amável, senão que é um gato saudável e bonito? Existem muitas diferentes opiniões sobre isso. O que faz um gato bonito é uma questão de gosto. Você pode seguir seu próprio gosto, como desejar que ele se inclua no padrão da raça. Um gato saudável é um que por exemplo alcance a idade de 10 anos sem todos os tipos de doenças.

Além disso, pense nas influências que suas decisões podem ter no conjunto genético. Se, por exemplo, você cria uma ninhada com 8 gatinhos, e você vende todos os 8 para outros criadores, é bom para sua geração? E se você obtém mais duas ninhadas da mesma matriz e vende todos os filhotes também para criadores, qual a conseqüência disso? Por outro lado, se você cria uma ninhada com uma combinação única de pais e mães, e você não vende um único filhote para criadores, qual no caso é sua contribuição (positiva ou negativa) para a raça? Ou que fosse uma criação de quintal. (Por favor não leia isto como se você tivesse que vender um filhote de cada ninhada para criadores. È puramente intencional para você pensar sério sobre suas razões em criar uma ninhada.)

fonte

pawpeds

Anúncios