12 – ADMINISTRAÇÃO

images012Administração

Manter uma administração é um trabalho entediante, mas pode ser uma ferramenta muito útil quando você trabalha com gatos. Para um dono de animal de estimação, na maioria das vezes será suficiente simplesmente fazer marcações em um diário. Você teria que ir em um veterinário porque seu gato está mancando, então seria conveniente você saber se ele esta mancando porque ele caiu de algum lugar alto ou alguma outra coisa aconteceu. Mais tarde é sempre difícil relembrar exatamente quando algo aconteceu.

Para um gatil professional isso se torna mais complicado, especialmente quando existem mais animais de reprodução na casa. Questões como: “Quando uma fêmea X entrou no cio a última vez?”, “Quando foi que a ninhada da fêmea Y nasceu?” e “Quais dos 4 filhotes brown tabby perdeu peso? Este é o mesmo filhote que teve problemas para se alimentar semana passada?” pode ser difícil responder se você tiver que procurar em sua memória. A maioria das vezes você pode recuperar esta informação, mas com uma boa manutenção das informações é muito mais confiável. Adiocionalmente, como uma administração se torna muito útil se você ficar doente, e os amigos ou familiares tem os passos para cuidar de seus animais. Com uma olhada eles podem saber o que esta acontecendo em seu gatil.

As tabelas abaixo são exemplos. Lógico que você pode ajusta-la para suas próprias necessidades e situações.

Tabela de nascimento

Na tabela abaixo eu fiz um espaço para preencher quem são os pais da ninhada, quando foi a data do acasalamento, e todos os tipos de outras informações sobre todos os filhotes, como a hora do nascimento, qual código você deu para os filhotes (quando eles tem grande semelhanças o pode ser uma boa idéia marcar cada filhote com um esmalte na unha com cores diferentes, ou algum outro tipo de marcador) etc. Se você quer adicionar outras coisas mais importantes você pode simplesmente adicionar ou substituir as columas.

Nome do Macho:
Nome da Fêmea:
Primeira e última data de acasalamento Data do nascimento Número de dias depois do primeiro acasalamento (=gestação) Data em que os filhotes podem ir para seus novos donos
N° do filhote macho / fêmea nome peso horário do nascimento cor e padrão esmalte na unha/código de marcação
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.

 

Tabela de peso dos filhotes

É melhor definer um horário em que você pesa os filhotes diariamente, de modo que não seja durante a noite do primeiro dia, e a manhã do próximo dia. Isto dará a você um quadro errado.

Se um ou mais dos filhotes não ganha peso em um dia, a principio isto não é um desastre. Somente se eles não ganharem peso por alguns dias seguidos, ou quando eles perderem peso, ai sim é para se preocupar.

Filhotes:
Data 1 2 3 4 5 6 7 8 9

fonte

pawpeds

Anúncios