04 – MACHO PARA ACASALAMENTO

CASAL-DE-GATOS-CASAMENTOServiços de acasalamento tem dois lados:

  1. se você tem um padreador, você pode fornecê-lo para outros criadores, ou
  2. se você não tem um padreador, pode pegar um emprestado de outro criador.

Para conseguir um macho padreador emprestado não é fácil. Muitos criadores não querem que seus gatos obtenham muitos filhotes, e são exigentes na hora de emprestar. Os donos de padreadores também gostam de visitar as matrizes para verificar muitas coisas. Nem sempre o proprietário da fêmea quer cooperar nesse ponto. Mais ainda, muitos donos de padreadores gostariam em algum ponto, de começar a emprestar o macho, então eles fazem planos de troca com outros donos de padreadores. Se você não tem um padreador compatível, então a troca não é possível. Os donos de padreadores podem fazer um monte de requisições de seus gatos, e eles podem ser bem seletivos quando visitar as matrizes. Pessoas de fora sempre experimentam isso como sendo um grupo fechado, e isso de fato freqüentemente é o caso. Isto é porque grande confiança é envolvida: o proprietário da fêmea quer deixa-lá em um ambiente onde ela será bem cuidada, e de onde ela não retornará com infecções, e o dono do macho não quer que seu gato seja infectado com algo estranho, e ele quer que os filhotes sejam cuidados com responsabilidade. E também é freqüente os casos em que “uma mão lava a outra”…

Se você encontrar um dono de padreador que concorda na hora o cruzamento com seu gato, não pule de alegria imediatamente. Isso pode soar estranho, porque você finalmente encontrou a pessoa que o ajudará a obter a primeira ninhada. Mas se ele com prazer concordar com você, ele provavelmente conceda o cruzamento para todo mundo. Então se pergunte o quanto interessante serão seus filhotes para a variedade de conjunto genético? O filhote interessante é aquele que você pode fazer mais adiante os objetivos de seu plano de criação, ou uma dúzia de filhotes como você vê nas outras casas? Mais ainda, se o dono do macho não esperou seu gato ser examinado por doenças e defeitos, então ele examina o gato dele? Você está certo que quer os filhotes daquele gato? Criadores de gatos (machos e fêmeas!) devem ter no mínimo examinado por leucimia (FeLV) e aids (FIV), e claro os animais tem que estar com as vacinas em dia.

Comprar um gato macho não é fácil também. Muitos criadores não vendem seus filhotes machos para outros criadores. Existem várias razões para isso:

  • Um macho pode ter uma grande influência na população (um gato pode ter muito mais descendentes em um ano que uma fêmea). Como criador você apenas tem que esperar e ver se o novo proprietário do gato cuida dele com responsabilidade.
  • Fora isso, acomodar um gato macho não é fácil, e nem todo mundo segue as regras das associações sobre habitação. O resultado é que algumas vezes o gato é colocado nos lugares mais incompatíveis: no porão, sótão, no quintal numa casinha pequena… isto também é algo que muitos criadores não querem que aconteça com seus tesouros.

Se você pegar um criador para te vender um gato, por favor pense muito sobre o que você está fazendo, e leve em consideração as seguintes questões:

  • Este gato é uma boa combinação para suas matrizes?
  • Quais as restrições que vieram com o filhote? Dificilmente algum criador vende um filhote macho para reprodução sem restrições. Exemplos de restrições comuns:
    a) Um número máximo de empréstimos de cruzamentos, ou nenhum permitido.
    b) Uma idade máxima para ficar ativo (depois ele deve ser castrado e deve fazer parte da família sem estar restringido as acomodações dos machos).
    c) Os filhotes não podem ser vendidos para outros criadores, ou então apenas filhotes fêmeas podem.
    Todos os tipos de restrições são possíveis. Seja muito crítico sobre qual restrição você estará aceitando.
  • Faz sentido você comprar um macho se você não estará autorizado a emprestá-lo e você tem apenas 1 ou 2 fêmeas?
  • Mesmo se o macho é muito bonito e com bom nível de consangüinidade para sua fêmea e outras da região, qual influência ele terá na cadeia genética com cruzamentos apenas com suas duas fêmeas?
  • A maioria dos criadores não querem que se repitam sem parar o mesmo cruzamento (isso é mais que puramente multiplicar do que fazer combinações projetadas) e assim depois de 2 cruzamentos seu macho estará ‘finalizado’. Não seria melhor procurar por 2 machos para serem emprestados do que comprar um macho? Mais ainda, na situação descrita acima é mais barato pagar 2 empréstimos do que comprar um gato (o custo total de você adquirir um macho é mais ainda, transporte, taxas de importação, exames de saúde, etc.). E mais, alguns machos não são felizes com tão poucos cruzamentos.

fonte

pawpeds

Anúncios