02 – MATRIZES

gatos-titanicOs animais de reprodução que você escolheu constitui a base do seu programa de criação. Então você deve querer ter bons animais para criação. Mas onde encontrá-los? E o que são bons animais para criação?

A procura por um bom animal para criação começa com a procura por um bom criador. Mas isso levanta perguntas como: Onde você encontra um bom criador e o que diferencia um bom criador?

Não existem respostas pré-fixadas para essas questões. O que uma pessoa considera bom criador, pode ser considerado mau por outra. Mas você deve sentir uma boa sensação a respeito do criador! Tome um tempo para conhecê-lo. Visite-o várias vezes (se de a chance de ver os filhotes várias vezes, isto sempre é divertido!) e converse com o criador. Quais os pensamentos dele sobre exames, criação e tudo que está envolvido, como os gatos estão habitados. O que ele pensa de você criar com um filhote dele. (Nota: não são todos os criadores que permitem qualquer um a criar com seus filhotes. Converse isso antes de você finalizar a compra do filhote.) Se vocês se sentirem confortáveis um com o outro, então você teve um bom começo. Vocês não tem que se tornarem almas gêmeas, mas se a suas idéias concordarem em geral, então as coisas estão se encaixando. Pergunte sobre o contrato do filhote, assim você pode ler com calma em sua casa. Na próxima visita faça perguntas para esclarecimentos e discuta o contrato

Além disso você pode perguntar para outros criadores a opinião deles sobre o criador que você visitou. Pergunte para muitos criadores; um pode ter algum desacordo com o criador do seu filhote, e pode então dar uma má referencia. Pergunte a 3 ou 4 pessoas por suas opiniões. Se todas falarem o mesmo, então você sabe que a história provavelmente é verdadeira. A propósito, um bom criador sempre tentará obter referências. Não se sinta insultado se ele fazer perguntas por ai sobre você, que foram feitas a você. O criador apenas quer checar se você disse a verdade. Além disso, o criador pode interrogá-lo quando você visitá-lo. Qual sua opinião sobre criação, o que você conhece sobre criação, sobre – por exemplo – genética, doenças, aumento de filhotes, etc. Alguns criadores fazem você se sentir como se você estivesse sendo desafiado pela Inquisição Espanhola. Mas exatamente como você quer saber se está comprando um filhote de um criador sincero e dedicado, do mesmo modo um bom criador vai querer saber se vai vender o filhote para alguém que estará conscientemente e sensivelmente envolvido na criação.

A escolha final

OK, você encontrou um bom criador e deseja comprar um filhote dele. Então aparece a questão: Qual filhote você quer? Estude os gatos que o criador possui. Decida de qual gato (ou combinação) você quer um filhote. Isto não significa que esse é o filhote que você obterá… o criador tem seus próprios objetivos de criação, e juntos vocês terão que determinar se seus planos harmonizam um com o do outro. Se esse não é o caso, então você ainda poderá melhorá-lo: talvez o criador tenha planos melhores que os seus. Outra possibilidade é que ele goste dos planos que você apresente. Mas de qualquer forma ele descobrirá o que você pensou sobre o que você quer.

A seleção de cada animal que você escolher pode ser baseada em vários critérios. Ela diferencia-se por pessoas, mas também depende da raça que você escolher. Se você quer criar gatos Maine Coons ou Norwegian Forest, então é possível que fora outras considerações, você deseje também ter um filhote de uma cor especial. Mas se você quer criar Russian Blues, então a cor não será um critério de seleção.

Um critério que se aplica a todos é: quais animais tem mais criadores em minha região. Você terá que cooperar com outros criadores regularmente para seguir em direção a seu objetivo de criação. Você terá que comprar gatos de outros criadores, ou cruzar seu gato com o padreador de alguém. Se você comprar um filhote que está relacionado aos gatos de criadores da sua região, então não será fácil encontrar um parceiro adequado para este gato.

Finalmente: não tome decisões rápidas. Se tudo sair bem, este filhote será gato de fundação de seu programa de criação. Este é o motivo de você procurar pelo melhor filhote que puder obter. Pense o bastante – caso seja necessário – é melhor esperar metade de um ano ou um ano inteiro pelo filhote certo, não é? Você pode usar este tempo para avançar os estudos sobre a raça, e tudo que está relacionado a criação!

fonte

pawpeds

Anúncios