8 DICAS PARA FAZER O SEU GATO FELIZ!

images (1)Todos os gatos têm uma coisa que os põe em êxtase. Talvez seja o som do levantar da tampa da lata onde está a ração dele. Ou talvez seja o facto de você retirar de uma gaveta aquele magnífico rato peludo de brincar pendurado num fio. Já se perguntou o que mais pode fazer o seu gato feliz?

1 ESCOVE-O REGULARMENTE

Além de prevenir a formação de bolas de pêlo (os gatos ingerem grande quantidade de pêlo ao lamber-se durante a sua higiene diária, o que pode provocar tosse, vómitos e mau estar), é uma oportunidade para verificar o corpo do animal em busca de altos, feridas, parasitas externos (pulgas, piolhos, carraças). E mais: é provável que descubra que é um importante meio de fortalecer o relacionamento com o seu bichano. Habitue-o desde pequenino a ser escovado se não quiser ser arranhado…

2 EXERCÍCIO REGULAR

Cada gato merece os seus 15 minutos diários de brincadeira. Talvez esteja cansado demais para brincar com o seu gato após um dia de trabalho árduo, mas certamente já reparou que o seu gato não está nada cansado e o mais natural é recebê-lo cheio de energia, correndo eufórico para as suas pernas. Afinal, após uma recepção destas, ele merece um pouco da sua atenção, não acha?

3 TENTE ARRANJAR-LHE UM AMIGO

Apesar dos gatos terem um acentuado sentido de território e considerarem uma ameaça qualquer intrusão por parte de outro gato, a maioria dos gatos recebe de braços abertos um novo companheiro felino. Desde que haja comida suficiente para todos, os gatos toleram-se uns aos outros…

Pergunte ao veterinário os prós e os contras de ter vários gatos em casa.

4 NÃO QUEIRA FAZER DE MÉDICO

Nunca tente tratar um problema de saúde do seu gato com medicamentos de medicina humana ou outros. Muitos proprietários pensam no seu gato como um ser humano em miniatura: se bem que em muitos aspectos não somos muito diferentes, este raciocínio pode ter consequências perigosas. Por exemplo, um simples e “inofensivo” Bén-u-ron pode ser fatal para o seu gato! Existem champôs e outros produtos anti-parasitários exclusivos para cães que podem ser altamente tóxicos quando usados nos gatos.

5 POR FAVOR NÃO INCOMODE!

Quando o seu gato está a dormir, enroladinho como uma bola, é mesmo difícil resistir, não é? Mas deixe-o estar. Os gatos domésticos necessitam de dormir cerca de 16 horas por dia, divididas em pequenas sestas. Por isso há sempre um pequeno intervalo para lhe fazer umas festinhas!

6 UMA JANELA PARA O MUNDO

Os gatos são animais curiosos por natureza. Mesmo quando vivem exclusivamente em casa, os gatos vivem fascinados com o mundo exterior. Deixe o seu gato divertir-se, reservando um lugarzinho nas janelas de sua casa para ele poder desfrutar da vista exterior.

7 UM TOQUE DE FRESCURA

A água é a parte mais essencial da dieta de qualquer criatura, e o seu gato interessar-se-á mais por ela se estiver fresca, do que se estiver choca dentro do bebedouro por dias. Mude a sua água diariamente.

8 LINGUAGEM DA CAUDA

Aprenda a conhecer a linguagem-da-cauda do seu gato: ele não consegue articular palavras, todavia consegue comunicar consigo. A cauda levantada significa confiança ou alegria; a cauda caída é sinal de relaxamento; se a cauda estiver baixa e o animal estiver rente ao chão é porque está com medo. Se estiver a abanar a cauda é porque está zangado…A linguagem corporal do seu gato transmite sons. Tem a certeza de que os consegue ouvir?

Siga estes conselhos e certamente o seu gato apreciará…

fonte

animalmed

Anúncios